Sobre

Boas-vindas e recados importantes para você!

Fico feliz em ter você por aqui espero que goste do blog e dos conteúdos. Mas antes de mais nada, senta aqui e vamos bater um papo.. Quero aproveitar para explicar neste texto algumas coisas sobre mim, e principalmente a proposta da Merlim Crafts. 

O primeiro ponto importante é: eu não sou historiadora. A minha formação acadêmica é em jornalismo e meu conhecimento sobre costura histórica vem de pesquisas pessoais que eu faço por hobby. Portanto, esse blog não tem a pretensão (e nem poderia) de ser um espaço de divulgação histórica. 

O que eu quero com o blog Merlim Crafts é criar um espaço para falar das  minhas próprias experiências e aventuras tentando costurar roupas de acordo com técnicas e moldes utilizados na Idade Média. Além de compartilhar dicas, materiais e outros conteúdos que podem ser úteis para quem se interessa pelo assunto. 

O objetivo aqui é produzir conteúdos em português sobre costura histórica medieval e roupas das Idade Média que vão te ajudar a encontrar referências sobre o assunto. Ou seja, mostrar alguns primeiros passos para que você possa fazer suas próprias pesquisas. 

O segundo ponto que eu quero deixar bem claro é que o fato de eu pesquisar sobre Idade Média e costurar roupas medievais não significa que eu acho que “nasci na época errada”, que eu goste de monarquias ou qualquer coisa do tipo. Muito pelo contrário. Sou bem feliz em viver um momento que me permite usar e ser o que eu quero. 

Eu gosto de costura histórica porque a indumentária também é uma parte importante das manifestações artísticas do ser humano, porque entender o que as pessoas vestiam em outros períodos nos conta muito sobre a história e a cultura de diferentes povos. E porque usar umas roupas bonitas também é legal… 

Qualquer revisionismo ou exaltação do passado para fins políticos é nociva e perigosa. E eu passo muito longe disso. Resumidamente:

as minhas roupas são antigas, os meus valores não.

Dito tudo isso, espero que você goste do blog Merlim Crafts e se divirta lendo tanto quanto eu me divirto escrevendo. A ideia é que novos posts sejam publicados semanalmente e você pode enviar dúvidas e sugestões pelo formulário abaixo ou na caixa de comentários de cada post. 

Todas as referências usadas no site estão listadas aqui. Já as imagens utilizadas também podem ser encontradas no meu Pinterest. Recomendo ainda que você visite a página do Glossário de Costura Medieval

Ah, e não se esqueça de acompanhar a Merlim Crafts também nas redes sociais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s