Com mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo e 100 bilhões de imagens salvas, a rede social Pinterest é um prato cheio para quem busca referências visuais na internet.
No caso da costura histórica medieval, é possível encontrar por lá detalhes de iluminuras, imagens de achados arqueológicos, peças de museus, fotos de projetos de reconstrução e muito mais.
Mas como encontrar referências visuais de peças de vestuário da Idade Média na rede social? O que e como pesquisar no Pinterest?
Reuni a seguir algumas dicas para você aproveitar melhor o Pinterest como uma ferramenta de apoio aos seus projetos de costura medieval. Bora conferir?
1. Faça pesquisas específicas
Quanto mais específica for sua busca no Pinterest, maiores são as suas chances de encontrar o que procura.
Se você pesquisar “medieval dress”, por exemplo, os resultados serão inevitavelmente peças genéricas e muitas vezes nada parecidas com trajes históricos. Mas se você buscar por “14th century italian gown” os resultados serão muito mais precisos e interessantes.
2. Mantenha suas pastas organizadas
De nada adianta salvar milhares de imagens e referências e deixar tudo bagunçado na sua conta. Você não vai encontrar o que procura – experiência própria, acredite.
O Pinterest oferece a possibilidade de criar inúmeras pastas e subpastas e você pode aproveitar esses recursos para organizar suas imagens de referências.
Você pode dividir suas pastas por décadas, regiões, tipos de peças, materiais, projetos específicos, etc… Cabe a você decidir o que faz mais sentido e facilita sua vida na hora de consultar essas referências visuais.
3. Não deixe para salvar depois
Qualquer pessoa que tenha passado mais de 10 minutos no Pinterest sabe que a gente começa por uma imagem, vai explorando os pins semelhantes e acaba navegando por um monte de ideias, não é mesmo?
Por isso, sempre que achar algo interessante, salve na hora. É bastante comum – e frustrante – deixar pra depois e não encontrar mais a imagem.
4. Acrescente links e informações relevantes
No Pinterest você pode editar tanto os pins que cria quanto os que salva. Por isso, uma boa dica é acrescentar informações, tags ou links.
Além de te ajudar a encontrar e consultar as imagens depois, essas informações também vão facilitar as buscas de outras pessoas sobre o tema.
5. Use uma extensão
Além de todas as imagens de manuscritos, reconstruções, iluminuras e achados arqueológicos que já estão no Pinterest, você também pode salvar lá imagens de outros sites e redes sociais.
Uma dica aqui é usar a extensão do Pinterest para Google Chrome, que cria um botão de salvar nas imagens do site em que você está navegando. Assim é bem mais prático adicionar a ideia nas suas pastas do Pinterest.
6. Pesquise as referências
Por fim, a dica mais importante. O Pinterest é apenas uma porta de entrada e um bom lugar para organizar as suas referências visuais. Mas a sua pesquisa não acaba ali.
Utilize os links dos próprios pins e a ferramenta de pesquisa da imagem no Google para saber mais sobre cada imagem e, sempre que possível, encontrar a fonte primária.
Muitas bibliotecas internacionais disponibilizam manuscritos da Idade Média na íntegra em seus sites. Você pode usar as informações que conseguiu no Pinterest para buscar a iluminura no manuscrito original.
E então… se animou a usar o Pinterest?
Aproveite para conhecer e seguir o perfil do Merlim Crafts na rede social. Lá você vai encontrar todas as imagens utilizadas aqui no blog, além de muitas outras ideias.