Acessórios, Reaproveitando Retalhos, Tutoriais

Fillet de tecido: como fazer um acessório de cabeça reaproveitando retalhos

Apesar de muitas roupas da Idade Média serem feitas a partir de peças retangulares de tecido – que permitem um maior aproveitamento do corte -, uma coisa é certa: com o tempo você vai acabar acumulando retalhos e restos de tecidos e aviamentos. 

Eu gosto muito aproveitar essas “sobras” para criar pequenos projetos de costura histórica como capuzes, bolsinhas e outros acessórios. É uma forma não apenas de valorizar os seus materiais, mas também de evitar que ainda mais resíduos têxteis sejam descartados no meio ambiente. 

Neste texto eu vou mostrar como usei alguns retalhos longos e estreitos para fazer um fillet medieval, que nada mais é do que uma faixa decorativa usada pelas mulheres para prender o véu e/ou os cabelos. 

Inspirações de fillets medievais

Fillet, como a própria tradução deixa claro, é uma faixa. Nesse caso, usada pelas mulheres ao redor da cabeça. A peça podia ser feita de um tecido mais simples ou ser ornamentada com pérolas, pedras preciosas, bordados, franzidos etc. 

As referências visuais da Idade Média mostram uma variedade de estilos, espessuras é até mesmo de uso ao longo dos séculos. Enquanto algumas faixas eram usadas com véus e barbettes, outras eram colocadas diretamente sobre o cabelo.

Fazendo sua própria faixa de cabeça medieval

Escolha o tecido de sua preferência. Eu usei um pedaço de linho vermelho escuro para a faixa e um tecido qualquer de forro de casaco para forrar a peça. (Se você quiser, pode usar o mesmo tecido tanto na parte externa quanto no forro).

Você vai precisar basicamente de um retângulo, então meça a circunferência da sua cabeça no ponto em que a faixa vai ficar. Como ela será amarrada com um cordão, o tecido pode ser uns dois centímetros menor que o tamanho da sua cabeça.

A largura/espessura depende. Você pode optar tanto por um modelo mais largo, quanto mais estreito. A minha faixa tem 4 cm. 

  1. Passei o tecido e risquei um retângulo de 57cm x 4cm.
  1. Optei por decorar a faixa com bordados e pérolas. Como estou usando o bastidor, fiz o bordado antes de cortar o tecido
  1. Com os bordados prontos, é hora de cortar a peça. Lembre-se de deixar pelo menos 1cm de margem de costura. Dobre o tecido na linha que você riscou e passe o ferro para marcar. Você pode alinhavar as bordas para facilitar a montagem.
  1. Agora é só marcar e dobrar as bordas do forro
  2. Na hora de juntar as peças eu usei o ponto de bainha ou hemming stitch – que fica praticamente invisível na parte externa da peça. Se você está usando um tecido de forro diferente, uma dica é fazer o retângulo do forro um pouquinho mais estreito para que ele não apareça na borda da faixa.
  1. Depois de juntar o forro, prenda os cordões nas extremidades da peça para fechar a faixa. 
  1. Pontinho! A faixa ficou assim:

Ah, eu também fiz uma faixa mais estreita (com 2,5 cm de largura) e decorei com pérolas e miçangas. Qual é a sua preferida?

Você pode personalizar a sua faixa com outros tipos de bordados, miçangas, peças de metal etc. Na pasta “Fillets” do meu Pinterest você encontra mais referências e algumas reconstruções para se inspirar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s