desafio de costura histórica

Bolsas Medievais: inspirações para o Desafio de Costura Histórica de março

E lá vamos nós para mais um tema do Desafio de Costura Histórica! O tema de março é “Bolsas pra que te quero” e eu já começo pedindo desculpas pelo atraso neste texto de inspirações. 

Como o tema envolve tanto bolsas quanto bolsos, separei a seguir uma série de referências e inspirações de diferentes tipos de bolsas utilizadas da Idade Média e também algumas informações sobre os fitches – que não são exatamente bolsos, mas cumprem um papel semelhante.

Uma observação importante: como eu não trabalho com couro e não tenho expertise no assunto, acabei focando mais nas bolsas feitas de tecido. 

Bolsas na Idade Média

Assim como temos hoje uma miríade de bolsas, mochilas, carteiras, pochetes, etc., no período medieval as pessoas também usavam diferentes tipos de acessórios para guardar seus pertences. 

Sacos, cestos e bolsas eram utilizados para acomodar e transportar diferentes objetos. De uma simples trouxa feita com um pedaço de tecido até peças de seda ricamente bordadas, as bolsas variavam em tamanho, material e modo de usar – geralmente de acordo com a sua função, com o que era guardado em seu interior e, claro, com as condições financeiras de quem as carregava. 

Para o Desafio de Costura Histórica de março, eu separei alguns exemplos de bolsas que podem servir de inspiração para o seu projeto. 

Bolsinhas de tecido bordadas

Vou começar por uma dos meus modelos preferidos de bolsas medievais, as bolsinhas de tecido bordadas. 

Usadas presas ao cinto ou carregadas na mão, essas bolsas pequenas serviam como relicário, para guardar moedas, entre outras funções. Podiam ser feitas de linho ou seda e eram, em muitos casos, ricamente bordadas.

Muitas dessas peças – especialmente dos séculos 13, 14 e 15 – sobreviveram e podem ser vistas em museus: 

Eu tenho várias bolsinhas assim e além de úteis para guardar carteira, chave e celular em eventos (e no dia a dia também),  elas são ótimas oportunidades de treinar diferentes técnicas de bordado e de feitio de cordões. Outro ponto super legal é que esse é um projeto perfeito para aproveitar restos de tecido. 

Para ver mais referências de imagens de bolsas em iluminuras e pinturas, e de peças originais preservadas em museus; e também se inspirar em reconstruções, confira minha pasta de bolsas no Pinterest.

Confira também um tutorial de como fazer uma bolsinha de tecido.

Bolsas de peregrinos

Se você está a fim de uma bolsa maior e que não precise ser usada presa na cintura  (tal qual uma pochete), uma boa opção para o seu projeto são as bolsas a tiracolo, vistas geralmente em imagens de peregrinos. 

As bolsas de peregrino podem ser feitas de lã ou de linho e variam em tamanho e formato, mas de modo geral, possuem formas bem simples. 

Não faltam exemplos desse tipo de acessório nas iluminuras do período:

Cestos

Quer fazer o equivalente a uma mochila medieval? Fique de olho nos cestos de carga (burden baskets). Trançados com junco, vime, entre outras fibras de plantas, os cestos de carga podiam ser usados nas costas – assim como nossas mochilas modernas.

Fitches

Embora não existissem bolsos propriamente ditos no período medieval, alguns vestidos possuíam pequenas fendas verticais cortadas na parte da frente que permitiam o acesso às bolsas e cintos utilizados embaixo. 

Essas aberturas, chamadas de fitchets, podiam ter suas bordas forradas com peles, e também podiam ser utilizadas para esquentar as mãos nos dias mais frios. 

Bolsas da Era Viking

Retrocedendo um pouco no tempo e focando no lado viking da Força, não posso terminar esse post sem mencionar as bolsas usadas pelos povos nórdicos.

Um exemplo famoso entre os recriacionistas é o da bolsa de Hedeby/Haithabu, uma bolsa de tecido ou couro presa em duas peças de madeira – geralmente entalhada.

Você pode conferir um tutorial dessa bolsa aqui. Também recomendo acompanhar os Instagrans das artesãs brasileiras Luana Azevedo e Vic Trindade, que já recriaram bolsas similares:

Tutoriais e links úteis

Por fim, uma lista de tutoriais e links úteis para você fazer a sua própria bolsa medieval no Desafio de Costura Histórica de março:

Participe do desafio de março!

Ainda está com dúvidas sobre o desafio desse mês? Não hesite em entrar em contato comigo aqui pelos comentários do blog, ou pelas redes sociais da Merlim Crafts. Eu terei o maior prazer em te ajudar! 

E na hora de postar o seu projeto não esqueça de usar as hashtags #DCHBR2021 e #DCH2021FEVEREIRO 

Veja todos os temas do Desafio de Costura Histórica 2021
E confira também os projetos dos desafios de janeiro e de fevereiro.

Referências:
[Livro] The Medieval Tailor’s Assistant – Sarah Thursfield
Medieval garden tools – Baskets 
Dress – Medieval Europe 
Rosalie’s Medieval Woman – Purses, Pouches, Bags 
Purse | French – Met Museum 
Pouch (Forel) | French – Met Museum 
Minnetasche mit Minneszene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s