Acessórios, Tutoriais

Tutorial: como fazer uma bolsa medieval de tecido

Eu já falei bastante sobre diferentes tipos de bolsas utilizadas na Idade Média no texto Bolsas Medievais: inspirações para o Desafio de Costura Histórica de março.

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa. E para isso, preparei um tutorial simples de como fazer uma bolsa de tecido para compor o seu traje medieval. É um modelo base que, com pequenas adaptações pode ser utilizado para diversos tipos de bolsinhas do final da Idade Média.

Vamos lá?

Materiais necessários

Você vai precisar de 2 cortes de tecido de aproximadamente 50 por 20 cm cada (um para o tecido externo e outro para o forro). O linho é uma ótima opção, mas você também pode fazer a sua bolsa de lã, por exemplo.

Este, aliás, é um ótimo projeto para aproveitar restos de tecido de outros projetos. No meu caso, utilizei as sobras de linho do meu kirtle marrom.

Além disso, também tenha em mãos um kit básico de costura, com linhas, agulha, tesoura, etc.

Passo a passo para fazer a bolsa medieval de tecido

Risque no tecido um retângulo de 44cm x 15cm. Isso vai resultar em uma bolsa de aproximadamente 15cm por 20cm.  

Se você for bordar a sua bolsa, essa é a hora. Fazer o bordado antes de cortar o tecido facilita o seu trabalho, pois te dá mais espaço para prender o tecido no bastidor. Além disso, você pode “esconder” o avesso do bordado com o forro da bolsa. 

Corte o tecido  deixando uma margem de costura de pelo menos 1,5cm. Junte o tecido externo e o forro avesso com avesso e faça um ponto corrido bem solto ao longo de toda a linha que você traçou. Essa costura será retirada depois, por isso lembre-se de usar uma linha de uma cor que se destaque. 

Agora chegou a hora de dobrar o tecido ao meio e fazer as costuras da laterais da bolsa. Para garantir que a costura fique bem reforçada, use o ponto atrás. Uma dica é utilizar linhas de algodão como as de bordado ou as opções mais finas de linhas de crochê. Elas são mais grossas e resistentes. 

Aqui você já pode retirar aquela costura inicial. Com as laterais costuradas, dobre as sobras da margem de costura e utilize o ponto espiral para costurá-las, Assim, a sua peça vai ficar com um acabamento limpo na parte interna da bolsa. 

Desvire a bolsa e junte as bordas do tecido externo e do forro com um ponto espiral. Agora é hora criar uma canaleta para o cordão que vai fechar a bolsa. Para isso, dobre a borda para dentro, deixando um espaço de cerca 1,5cm, e prenda com um ponto em espiral. 

A saída do cordão pode ser uma pequena abertura na costura lateral ou um ilhós feito à mão. 

O fechamento com cordão pode variar. Você também pode fazer vários ilhoses como eu fiz nessa outra bolsa e ainda deixar o cordão ser ajustado por um ou pelos dois lados. A escolha é sua. 

E já que estamos falando de cordões… Vamos para eles. Você vai precisar de um cordão para a alça e um para fechar a bolsa. As formas mais historicamente adequadas para fazer cordões são com o uso de um lucet fork (como eu fiz); ou trançando as linhas com os dedos, por meio da técnica de finger loop braiding.

Eu vou deixar a seguir alguns tutoriais de como fazer cordões dessas duas formas: 

[Vídeo] How to Lucet 
[Vídeo] Finger Loop Braiding Tutorial for Historical Clothing – Daisy Viktoria

Mas você também pode usar um cordão pronto ou até mesmo fazer uma trança simples. Apenas certifique-se de que o cordão é resistente e não vai arrebentar quando você colocar suas coisas dentro da bolsa. 

Como a bolsa á presa ao cinto, o cordão não precisa ser muito longo. Uns 70cm de comprimento já é suficiente.

Com o cordão preso, sua bolsa já está pronta. Mas você pode decorá-la de várias formas. Eu, por exemplo,  gosto de fazer essas franjas/borlas e pregá-las na parte de baixo da bolsa e no cordão do fecho. Esse, aliás, é um ornamento bem comum em bolsas medievais. 

Também é possível costurar o cordão sobre as costuras, dando a volta na peça; ou ainda inserir pérolas. 

Está pronta a sua bolsa medieval!

Gostou do tutorial? Tem alguma dúvida sobre bolsas medievais? Entre em contato comigo aqui pelos comentários do blog, ou pelas redes sociais da Merlim Crafts. Eu terei o maior prazer em te ajudar! 

E se você seguir o tutorial e fizer sua própria bolsinha de tecido, não esqueça de me marcar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s