Eu sou completamente apaixonada pela ideia de cosplays “historicamente corretos” ou de trajes históricos com inspirações em personagens da cultura pop. Por isso, quando vi a hashtag #historicaldisneyprincess circulando no Instagram, não resisti e decidi que também precisava fazer a minha princesa Disney histórica.
Mas qual princesa escolher? Qual recorte histórico usar?
Neste texto eu conto um pouco mais sobre como tomei essas decisões e defini o meu projeto.
Escolhendo a princesa
Confesso que nunca me empolguei muito com as princesas Disney – nem na infância nem depois. De toda forma, existem alguns filmes de princesas, especialmente os mais recentes, que eu gosto mais. Então dá pra dizer que Mulan e Moana são minhas princesas preferidas.
Mas tanto a Mulan quanto a Moana tem suas histórias muito associadas às culturas específicas de onde elas vêm – China e região da Polinésia, respectivamente. Por isso, não fazia muito sentido para mim trazê-las para um contexto medieval europeu.
A escolha mais óbvia seria a Bela Adormecida, afinal a história se passa no século 15 e eu poderia fazer um traje historicamente correto seguindo a época original da história. O problema é que além de achar a Bela Adormecida um porre, toda a sua estética de cores das roupas, cor do cabelo, etc. também não me agrada.
Pensei então na Branca de Neve. A primeira princesa Disney e que tem um visual muito icônico.
Apesar da história super datada (e chata), a Branca de Neve me chamou a atenção por dois motivos: o cabelo escuro curto que facilitaria minha vida, já que não preciso de peruca; e o principal: as cores do seu traje. Azul, amarelo e vermelho me abririam muitas possibilidades na hora de construir o traje.

Definindo o recorte histórico
No conto germânico que inspirou o filme de 1937 de Disney, a história se passa no século 16. Ou seja, bem fora do período que eu pesquiso e recrio. Sendo assim, a minha Branca de Neve vai ter um visual histórico sim, mas de uma época diferente.
Resisti a tentação de fazer um traje do fim do século 14 e início do 15, meu período preferido. Afinal, por que não aproveitar o projeto da princesa Disney histórica para explorar os trajes de outra época?
Aí eu lembrei do Codex Manesse e tudo se encaixou.
Um dos principais manuscritos alemães da Idade Média, o Codex Manesse (Große Heidelberger Liederhandschrift) foi produzido entre 1300 e 1340. O manuscrito reúne um compilado de canções (muitas de amor) de diferentes regiões do Sacro Império Germânico. A obra possui mais de cem iluminuras, muitas delas retratando cenas de cortejos, torneios, batalhas, etc.
Resumindo, o Codex Manesse era a escolha perfeita para o meu projeto por vários motivos:
- é um manuscrito da região germânica ( assim como a história da Branca de Neve);
- é composto em grande parte por trovas de amor (mesma temática da história da Disney);
- e tem imagens de trajes bem característicos do início do século 14 (um período que eu já planejava recriar…).
Pronto! Princesa Disney histórica escolhida: Branca de Neve no estilo do Codex Manesse!
Gostou da escolha? Bateu a curiosidade de saber como vai ser o traje? À medida que eu for construindo cada peça, eu vou atualizar este texto. Então fique de olho e acompanhe essa aventura.
Fique de olho nas redes sociais da Merlim Crafts: