Vestuário

Branca de Neve do Codex Manesse – meu projeto de Princesa Disney Histórica

Eu sou completamente apaixonada pela ideia de cosplays “historicamente corretos” ou de trajes históricos com inspirações em personagens da cultura pop.  Por isso, quando vi a hashtag #historicaldisneyprincess circulando no Instagram, não resisti e decidi que também precisava fazer a minha princesa Disney histórica. 

Mas qual princesa escolher? Qual recorte histórico usar?

Neste texto eu conto um pouco mais sobre como tomei essas decisões e defini o meu projeto. 

Escolhendo a princesa

Confesso que nunca me empolguei muito com as princesas Disney – nem na infância nem depois. De toda forma, existem alguns filmes de princesas, especialmente os mais recentes, que eu gosto mais. Então dá pra dizer que Mulan e Moana são minhas princesas preferidas. 

Mas tanto a Mulan quanto a Moana tem suas histórias muito associadas às culturas específicas de onde elas vêm – China e região da Polinésia, respectivamente. Por isso, não fazia muito sentido para mim trazê-las para um contexto medieval europeu. 

A escolha mais óbvia seria a Bela Adormecida, afinal a história se passa no século 15 e eu poderia fazer um traje historicamente correto seguindo a época original da história. O problema é que além de achar a Bela Adormecida um porre, toda a sua estética de cores das roupas, cor do cabelo, etc. também não me agrada.

Pensei então na Branca de Neve. A primeira princesa Disney e que tem um visual muito icônico. 

Apesar da história super datada (e chata), a Branca de Neve me chamou a atenção por dois motivos: o cabelo escuro curto que facilitaria minha vida, já que não preciso de peruca; e o principal: as cores do seu traje. Azul, amarelo e vermelho me abririam muitas possibilidades na hora de construir o traje.

Definindo o recorte histórico

No conto germânico que inspirou o filme de 1937 de Disney, a história se passa no século 16. Ou seja, bem fora do período que eu pesquiso e recrio. Sendo assim, a minha Branca de Neve vai ter um visual histórico sim, mas de uma época diferente. 

Resisti a tentação de fazer um traje do fim do século 14 e início do 15, meu período preferido. Afinal, por que não aproveitar o projeto da princesa Disney histórica para explorar os trajes de outra época?

Aí eu lembrei do Codex Manesse e tudo se encaixou. 

Um dos principais manuscritos alemães da Idade Média, o Codex Manesse (Große Heidelberger Liederhandschrift) foi produzido entre 1300 e 1340. O manuscrito reúne um compilado de canções (muitas de amor) de diferentes regiões do Sacro Império Germânico. A obra possui mais de cem iluminuras, muitas delas retratando cenas de cortejos, torneios, batalhas, etc. 

Resumindo, o Codex Manesse era a escolha perfeita para o meu projeto por vários motivos: 

  • é um manuscrito da região germânica ( assim como a história da Branca de Neve);
  • é composto em grande parte por trovas de amor (mesma temática da história da Disney);
  • e tem imagens de trajes bem característicos do início do século 14 (um período que eu já planejava recriar…).

Pronto! Princesa Disney histórica escolhida: Branca de Neve no estilo do Codex Manesse!

Gostou da escolha? Bateu a curiosidade de saber como vai ser o traje? À medida que eu for construindo cada peça, eu vou atualizar este texto. Então fique de olho e acompanhe essa aventura. 

Fique de olho nas redes sociais da Merlim Crafts:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s