O período medieval possui uma variedade imensa de acessórios de cabeça. Mas existe um que considero uns dos itens mais úteis e práticos do final da Idade Média: a touca de Santa Birgitta (St. Birgitta Cap).
O acessório é perfeito para usar como base para prender véus e é muito prático para arrumar os cabelos em um visual medieval.
A touca de Santa Birgitta
Esse tipo de touca com uma faixa enrolada ao redor da cabeça está presente em diversas iluminuras e pinturas a partir do século 13. Mas a touca de Santa Birgitta leva esse nome pois o achado arqueológico da peça é atribuído à Santa Bridget da Suécia, também conhecida como Birgitta de Vadstena (1303-1373).
O exemplar relativamente bem conservado chegou até os dias de hoje, o que permite que tenhamos uma boa ideia da construção da peça. A peça, que passou por alguns conventos ao longo dos séculos, foi estudada na década de 1970 por pesquisadores do museu histórico de Estocolmo. E é com base nesse têxtil que temos uma ideia da construção da touca.
Relíquia atribuída a St Birgitta – foto: Medieval Clothing and Textiles Relíquia atribuída a St Birgitta – foto: Medieval Clothing and Textiles Morgan Crusader Bible, França – 1244-1254 Morgan Crusader Bible, França – 1244-125 Tacuinum Sanitatis, século 14
Pedro Berruguete, Nacimiento de la Virgen – 1485-90
Tutorial
Algum tempo atrás, por conta do Desafio de Costura Histórica de abril, fiz uma touca de santa Birgitta para mim.
Assista ao vídeo a seguir e confira um tutorial com um passo a passo bem detalhado de como fazer a sua própria touca.
Quer ver mais detalhes de como ficou a peça pronta?
Confira abaixo algumas fotos da minha touca de Santa Birgitta:
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o Merlim Crafts nas redes sociais:
Referências:
[Livro] Medieval Clothing and Textiles 4 – Robin Netherton
Embroidery: Saint Birgitta Stitch – Medieval Cap Part 1
Making a St. Birgitta Coif – Medieval Cap Part 2
A St Birgitta’s Cap
St. Birgitta’s cap