desafio de costura histórica, Dicas

Inspirações para o desafio de setembro: parte de baixo

O tema de setembro do Desafio de Costura Histórica é “Parte de baixo” e – assim como no mês anterior – as inspirações medievais acabam ficando limitadas aos trajes masculinos. 

Isso porque as roupas das mulheres ao longo de quase toda a Idade média eram compostas de vestidos, chemises, surcotes e outras peças que iam da parte de cima até a parte de baixo, sem uma divisão na altura da cintura ou dos quadris.

Eu confesso que não tenho muito conhecimento sobre vestuário medieval masculino (ainda!), mas não quis deixar passar o mês de setembro sem o tradicional post de inspirações do desafio – ainda que com um texto mais curto. 

Por isso, separei algumas referências visuais e dicas de tutoriais de alguns tipos de “calças medievais”. Aproveite!

Braies, a “cueca medieval”

Também chamadas de breeches ou drawers, as braies são o equivalente medieval das cuecas.  A peça íntima masculina é uma espécie de calção amplo feito de linho, cujo comprimento variava ao longo dos séculos. 

Modelos mais longos e amplos, por exemplo, eram comuns ao longo de toda a Baixa Idade Média. Já as peças mais curtas e ajustadas – que inclusive se assemelham com cuecas modernas – surgem no final do século 14. 

Alguns conteúdos que podem te auxiliar a fazer braies: 

Além disso, recomendo muito que você confira o capítulo sobre braies do The Medieval Tailor’s Assistant.

Hoses separadas

Eu já falei sobre as hoses – meias longas e ajustadas do período medieval – no texto de peças de inverno. Mas, enquanto nas mulheres as hoses cumpriam o papel de uma meia moderna, no caso dos homens elas podiam ir além (literalmente). 

Geralmente feitos de lã, os meiões masculinos iam, em alguns casos, até a altura das coxas e eram amarrados nas braies, cumprindo a função de uma calça.  Ou seja, em vez de uma peça única, eram as peças separadas (braies + hoses) que cobriam a parte inferior do corpo masculino. 

Hoses unidas

De tanto subir e subir, as hoses acabaram virando peças únicas. No século 15 é possível ver modelos que se assemelham ao que entendemos por uma calça propriamente dita. Podiam ter tanto a parte do pé fechada, quanto presa apenas por uma tira sobre o pé. 

Se você quiser fazer uma hose de peça única, recomendo esse tutorial da Morgan Donner: Medieval Mens’ Stirrup Hose Sewing Tutorial! 

Bônus: Calça da Era Viking

Se você curte o lado Viking da Força, não deixe de conferir o vídeo do Medieval Market sobre a calça de Thorsberg, uma peça bastante utilizada na recriação de vestimentas da chamada Era Viking.

Participe do #DCHBR2021

Ainda está com dúvidas sobre o desafio desse mês? Não hesite em entrar em contato comigo aqui pelos comentários do blog, ou pelas redes sociais da Merlim Crafts. Eu terei o maior prazer em te ajudar!

E na hora de postar o seu projeto não esqueça de usar as hashtags #DCHBR2021 e #DCH2021JULHO

Veja todos os temas do Desafio de Costura Histórica 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s