Eu já comentei várias vezes por aqui que considero o capuz (hood) uma das peças mais icônicas do vestuário medieval. Isso porque essa peça – cheia de variações e estilos – foi amplamente utilizada ao longo do período que conhecemos como Idade Média.
A Europa medieval contou com muitos tipos de capuzes: fechados, com liripipe, abertos, com botões, forrados com pele, e muitos outros. Para este tutorial, escolhi um modelo que surgiu a partir de meados do século 14 e que é visto principalmente em mulheres: um capuz ajustado e fechado com botões.
A principal base para a construção da peça, foi um molde do livro Medieval Garments Reconstructed: Norse Clothing Patterns, a partir do qual eu fiz algumas adaptações. O livro traz uma série de reconstruções de roupas medievais do século 15, encontradas em Herjolfsnes, na Groenlândia.
Veja a seguir o vídeo completo com o tutorial do capuz medieval com botões:
Além do Medieval Garments Reconstructed: Norse Clothing Patterns ter vários modelos de capuzes, você pode adaptar a mesma base para fazer capuzes sem o liripipe, mais longos, ou até mesmo fechados e sem botão.
Depois do capuz laranja, eu fiz um novo usando lã natural tingida de verde e fiz várias adaptações: não tem liripipe, é um pouco mais longo e tem daggings na borda.
Confira abaixo mais fotos dos dois capuzes e inspire-se para fazer o seu.
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o Merlim Crafts nas redes sociais:
Referências:
[Livro] Medieval Garments Reconstructed: Norse Clothing Patterns – Lilli Fransen, Anna Nørgaard e Else Østergård
[Livro] Textiles and Clothing, c.1150-c.1450: Finds from Medieval Excavations in London – Elisabeth Crowfoot, Frances Pritchard e Kay Staniland
[Vídeo] How to Make a 14th Century Hood | The Medieval Hood | What was it, and how can it be made?
[Vídeo] How to Make a Short Medieval Hood!
[Vídeo] Manuscript Challenge: Pearled London Hood