desafio de costura histórica, Dicas

Quando cosplay e costura histórica se encontram

Embora sejam coisas bem diferentes, cosplay e costura histórica têm lá as suas similaridades: desde as pesquisas necessárias para recriar peças que se assemelhem com as “originais”, até as gambiarras necessárias para chegar lá. (Não é por acaso que muitas pessoas que se dedicam à costura histórica começaram no cosplay).

De qualquer forma, sempre que cosplay e costura histórica se misturam para imaginar personagens ficcionais em momentos (e trajes) específicos o resultado é fascinante. E é por isso que eu estou super empolgada com o Desafio de Costura Histórica de outubro, cujo tema é “Fantasias de inspiração histórica”.

Vale “fantasia de personagem histórico, versão histórica de personagens fictícios, mashups históricos em cosplays… o céu é o limite! Nesse desafio você pode fazer um traje completo, se estiver se sentindo particularmente ousado, mas também pode fazer apenas uma peça.

Aliás, esse é um ponto importante: está sem tempo e/ou sem grana pra fazer um traje completo? Que tal fazer uma peça pequena ou um acessório, por exemplo, que remeta ao seu personagem?

Inspirações de cosplays históricos

Ao contrário dos outros textos dos temas do Desafio de Costura Histórica, dessa vez eu não fiquei só na Idade Média. Tem ideias de cosplays históricos para os mais diferentes períodos.

E se você quiser conferir mais alguns, a Modista do Desterro também tem um texto no blog dela com algumas inspirações de cosplays históricos. Veja aqui.

Vamos aos cosplays?

Super-heróis

Super-heróis dos quadrinhos e do cinema sempre rendem muitos cosplays – inclusive de inspiração histórica.

Eu, particularmente, amei muito a versão dos personagens da Liga da justiça como guerreiros da Idade Média. Aliás, fazer uma túnica ou tabardo medieval com o logo de um super-herói é uma ideia super simples e fácil para o desafio de costura histórica.

Spoiler: o meu projeto do #DCH2021outubro é de um personagem do universo de super -heróis. Tem algum palpite de quem é?

Star Wars

Outro terreno fértil para os cosplays está em uma galáxia muito muito distante. Star Wars surpreendentemente rende muitos trajes do período da regência.

Dica de projeto rápido: a retícula do BB-8 é tudo pra mim!

Princesas Disney

Quando o assunto é cosplay histórico, as princesas Disney reinam.

Tanto que eu mesma estou fazendo um traje de Branca de Neve com uma estética da Idade Média. O projeto está mais ou menos parado no momento, mas você pode conferir mais informações no texto Branca de Neve do Codex Manesse – meu projeto de Princesa Disney Histórica.

Outros cosplays históricos

Separei abaixo mais alguns cosplays históricos de personagens de diferentes séries, filmes e livros.

(E preciso confessar que, como boa whovian que sou, estou apaixonada pela versão vitoriana do 10º Doutor.)

Participe do #DCHBR2021

Ainda está com dúvidas sobre o desafio desse mês? Não hesite em entrar em contato comigo aqui pelos comentários do blog, ou pelas redes sociais da Merlim Crafts. Eu terei o maior prazer em te ajudar!

E na hora de postar o seu projeto não esqueça de usar as hashtags #DCHBR2021 e #DCH2021JULHO

Veja todos os temas do Desafio de Costura Histórica 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s