E lá vamos nós para mais um kirtle…
Depois de fazer um modelo com abertura frontal (você pode ler o texto sobre ele aqui), aproveitei o tema “silhueta” do desafio de costura histórica para testar uma variação do kirtle, vestido ajustado fim do século 14 e início do 15 . (E que é uma das minhas peças históricas favoritas).
Bora saber saber mais sobre como foi a pesquisa e a construção da peça?
Parte 1: definindo o modelo do vestido
O meu kirtle marrom tem botões de tecido e abertura frontal fechada com cordão. Dessa vez, no entanto, resolvi fazer o vestido com fechamento nas laterais, usar botões de metal e, o mais importante, costurar toda a peça à mão.
A cor eu acabei escolhendo um pouco por acaso. Quando decidi fazer um kirtle para o desafio de fevereiro aproveitei os 3,5m de linho misto azul que eu já tinha em casa. Isso, aliás, exigiu um certo tetris na hora de cortar o tecido, já que normalmente eu uso 4m de tecido para um modelo assim.
O tom que eu usei é um pouco mais escuro do que seria visto no período medieval. No entanto, o azul é cor bastante presente no vestuário da idade Média e não faltam referências visuais de kirtles azuis.
Bib. Ste. Genevieve MS.1130 Pèlerinage de vie humaine – 1375-1399 Belles Heures de Duc du Berrys- França, 1408 Ms-5070 Le livre appellé Decameron – 1401-1500 Horae ad usum Parisiensem – século 15 Ms. fr. 190/1: Des cas des nobles hommes et femmes -Giovanni Boccaccio – 1410 Harley 4380: Chroniques de Jean Froissart – 1470-1472
Parte 2: costurando o vestido medieval
Por conta de ser um projeto do Desafio de Costura Histórica, acabei documentando melhor o processo de confecção do vestido.
Foram 72 horas de trabalho, usando pontos e acabamentos históricos. E o custo do projeto foi de aproximadamente R$ 105 – considerando tecido e linha.
O molde
O molde foi feito por mim com base nas instruções dos livros The Medieval Tailor’s Assistant e História do Vestuário.
O padrão é o mesmo do vestido marrom, mas eu aproveitei para corrigir um erro: quando eu fiz o primeiro vestido, eu não anotei no molde que ele já estava com a margem de costura e acabei acrescentando uma nova margem. Com isso, o vestido marrom acabou ficando um pouco largo no tronco. Arrumar isso fez toda a diferença para que o vestido azul ficasse melhor ajustado.
As costuras e os acabamentos
A parte mais legal do projeto foi costurar o vestido todo à mão. (Veja bem: eu não sou contra usar máquina de costura – já que ela facilita bastante a vida. Mas é muito interessante experimentar técnicas mais próximas das utilizadas no período medieval.)
Para juntar todas os painéis, eu usei ponto atrás nas partes que precisavam de mais reforço (como o tronco e as mangas) e ponto corrido nas demais.
Nas costuras internas, eu dobrei as sobras e finalizei com ponto corrido para fazer o acabamento de toda a peça.
Além disso, as casas de botão e os ilhoses também foram feitos à mão. Os cordões que fecham as laterais do vestido foram trançados utilizando um lucet fork. (Você pode saber mais sobre essa técnica aqui).
Ponto corrido e ponto atrás Acabamento das costuras Ilhoses Barra com ponto de bainha Manga Detalhe dos botões Ajuste da manga Reforço na gola Fechamento lateral Cordões laterais Costuras internas O vestido pronto
Um detalhe interessante: essa foi a primeira peça que costurei usando aquelas linhas de algodão para bordado/crochê (tipo essas) em vez das linhas normais de costura – e minha vida mudou. Elas são mais grossas e resistentes – ainda mais depois de passar a boa e velha cera de abelha – e são perfeitas pra costurar lã e linho.
O resultado
Esse vestido já virou um dos meus xodozinhos. O ajuste dele ficou perfeito e eu gosto muito de todos os detalhes e acabamentos.
Além disso, o kirtle é um tipo de vestido que pode ser usado como peça externa, ou embaixo de surcotes e outras camadas de roupa… Por isso, sei que vou usar ele muito.
Confira também um vídeo com alguns detalhes do vestido:
Para saber mais sobre esse e outros projetos, acompanhe também as redes sociais do Merlim Crafts:
Referências:
[Livro] A história do Vestuário – Carl Köhler
[Livro] The Medieval Tailor’s Assistant – Sarah Thursfield
[Texto] Rosalie’s Medieval Woman – Kirtles: The Medieval Dresses of the 14th Century
[Texto] Tutorial: Supportive Kirtle – Morgan Donner
[Texto] A curved-front seam fitting method for a bust-supportive dress
[Vídeo] Drafting a Medieval Kirtle Dress Pattern
[Vídeo] Finger Loop Braiding Tutorial for Historical Clothing – Daisy Viktoria